GRUPO ESCALET GANHA PREMIO MYRIAM MUNIZ DE TEATRO

O projeto Qualificação Profissional nos Territórios Pontos de Cultura, foi uma das iniciativas vencedoras do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2008, o que possibilita levar o trabalho realizado pelos membros do grupo ESCALET para outras cidades. Ao todo, a Funarte recebeu a inscrição de 1.215 projetos de teatro de todo o país. Patrocinado pela Petrobras, o Prêmio Myriam Muniz desde 2006 serve de estímulo à produção teatral brasileira, além de homenagear a memória da atriz integrante do histórico grupo paulista Teatro de Arena, renovador da cena nacional na década de 1950; posteriormente, Myriam dedicou-se à formação de novos talentos, até falecer aos 73 anos, em 2004.

A proposta tem como objetivo qualificar profissionais das artes cênicas oriundos dos Territórios da Cidadania e Pontos de Cultura, oferecendo gratuitamente cursos, oficinas e palestra, tendo como resultado a apresentação de espetáculos artísticos, aguçando o sentido da criança e adolescente para o campo das artes, garantindo igualdade social para trezentos artistas de sete cidades do Piauí: Teresina, Floriano, Picos, Oeiras, Simplício Mendes, São Raimundo Nonato e Redenção do Gurgueia.

E se justifica no fato das ações das esferas públicas para cultura, no Piauí, serem pontuais e não contemplarem a pesquisa prática ou teórica. As instituições de ensino, médio e superior, também não disponibilizam projetos para estimular a investigação e qualificação artística. Para os Grupos do interior do Estado a falta de acesso a informação e a formação é ainda maior. As regiões dos territórios, local onde o projeto será 90 % desenvolvido, oferecem pouca, ou quase nenhuma oportunidade de elevação de nível profissional, ficando os artistas durante décadas sem acesso a cursos e oficinas que os ajudem na qualificação de seus espetáculos. A premiação irá fortalecer o trabalho do Grupo Escalet, que vem desde 1987 desenvolvendo trabalhos ininterruptos no estado do Piauí e se destaca como um dos grupos de artes cênicas mais conceituados do Brasil. Ao longo de sua existência o grupo contribui na fundação de grupos de teatro em vários pontos do país, adquirindo experiência necessária para realização do presente projeto.

PARCEIROS





































Cultura Viva ao Alcance de Todos

  MURAL DE RECADOS:
17/03/2014 às 06:44 h
João Reis: Muito bom esse concurso!
15/03/2013 às 19:40 h
Carlos: Gyselle com certeza vai arrasar!
02/03/2013 às 06:26 h
Rafaell : Gospel Mix de Volta
02/03/2013 às 06:25 h
Magali: Cada os Dj's Xandão e Momo aonde eles se encontram??
02/03/2013 às 06:24 h
fernando: Gospel Mix de volta
Págs.: 1 2  3 

  Deixe seu recado: